Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um dia comum em suas emoções

As emoções estão conosco o tempo todo, desde o momento em que nascemos até o dia em que morremos. Ao contrário de outras variáveis que afetam nossas vidas, as emoções não se deterioram ou se perdem com o passar dos anos, pelo contrário, elas permanecem conosco e se trabalharmos nelas podemos usá-las para tornar a vida mais significativa, mais satisfatória e para avançarmos de uma maneira melhor em direção aos nossos desafios.


Durante qualquer dia, cada um de nós experimenta uma ampla gama de emoções, de fato, em apenas uma hora ou alguns minutos podemos passar por uma ampla gama de estados internos, que são desencadeados por nossos pensamentos e que nos impulsionam, a partir da emoção, a tomar ações que muitas vezes nos ajudam a alcançar o que queremos e muitas outras nos fazem reagir de uma forma menos assertiva.
 
De fato, na maioria das vezes não estamos conscientes de nossos estados emocionais, estamos acostumados a andar em piloto automático, ou no melhor dos casos, quando nos damos conta do que sentimos, é difícil para nós distinguir nuances e incorporar a essa experiência as emoções mais sutis que também experimentamos.
 
Mas por que é importante estar atento às emoções que temos em nossa vida diária, há muitas razões que poderíamos encontrar, mas neste post quero compartilhar apenas algumas delas. Em primeiro lugar, estar mais consciente de nossas emoções nos ajuda a reconhecer o que nos acontece internamente com o que fazemos diariamente, a ter acesso à sabedoria que nossos estados internos nos dão e com isso podemos tomar melhores decisões.
 
Outro benefício de trabalhar em nossa consciência emocional diária é que nos ajuda a reconhecer nossos padrões, ou seja, que pensamentos geram que emoções em mim, quando sinto essas emoções, como ajo, reconhecendo nossos padrões podemos então iniciar o processo de escolha de como agir, o que muda profundamente nossas vidas, para parar de reagir a fim de escolher o caminho que vamos tomar.
 
A verdade é que existem muitos outros benefícios que isto tem, bem como muitos desafios à nossa frente quando falamos em ser capazes de trabalhar em nossa inteligência emocional, que não se trata de ser mais sensível, nem de sentir que agora somos monges e que nada nos tira de nosso centro, mas sim de ser capazes de tomar consciência do que sentimos, de usá-lo junto com nossa razão e tomar melhores decisões, melhorar nosso comportamento, melhorar as relações pessoais que construímos e ter uma vida mais satisfatória.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0