Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tornando-se mais inteligente emocionalmente

A inteligência emocional é uma questão fundamental em nosso desenvolvimento pessoal e, a partir daí, em todas as áreas de nossas vidas. Há inúmeros estudos que mostram como quanto maior o nível de inteligência emocional, melhores as coisas se tornam para nós na vida. Somos capazes de ter melhores relacionamentos, melhor resolver situações que surgem em nossas vidas, tomar decisões assertivas, sentir-nos mais cheios, entre muitas outras coisas que nos dão mais conscientes e conectados com o que nos acontece, colocando estas informações a serviço de nossas idéias e ações.


Há três elementos básicos que devemos considerar quando falamos de inteligência emocional: o que pensamos, o que sentimos e o que fazemos. Muitas vezes as pessoas têm alguma clareza sobre o que pensamos em relação a uma situação, uma pessoa ou algo que temos em mente, podemos identificar talvez que pensamos que algo é fácil ou difícil, que uma pessoa é gentil ou conflituosa, etc. Ter consciência do que pensamos sobre as coisas também nos ajuda a reconhecer aquelas idéias que mobilizam, motivam ou criam certos estados emocionais e de ação.
 
O segundo fator é o que sentimos. As emoções que são geradas em nós a partir de algumas experiências ou situações, o que sentimos ao ver um filme, conhecer um ente querido ou ter uma conversa difícil. O que sentimos sobre nosso desempenho profissional, nossas decisões de vida ou a forma como estamos lidando com os desafios atuais. Todas as experiências nos fazem sentir as coisas, mas nem sempre estamos conscientes do que estamos sentindo, ou somos capazes de reconhecer esses sentimentos e usá-los como informações valiosas em nosso dia-a-dia. Como somos capazes de reconhecer mais nuances e dimensões de emoções, então teremos um repertório maior para nos tornarmos mais inteligentes nesta dimensão, mais conscientes e empáticos, e assim passarmos para o próximo passo.
 
Finalmente, as ações são muito importantes. Nosso comportamento é o que nos traz os resultados que obtemos na vida. Se você não gosta do que recebeu ou está recebendo em um contexto particular, então reveja seu comportamento e você encontrará muito do que explica seus resultados. Quando nosso repertório de pensamento e emoção é expresso em uma forma reduzida de comportamento desassertivo, então obtemos maus resultados.
 
Assim, ter maior inteligência emocional significa ser capaz de reconhecer nossos pensamentos e emoções, utilizando-os em nossos comportamentos de forma mais ampla e adequada, a fim de alcançar melhores resultados em nossos relacionamentos, projetos, resolução de conflitos, etc. Não é para controlar nossas emoções, mas a possibilidade de poder administrá-las e usá-las como um input para a vida diária.
 
O desafio de nos tornarmos cada dia mais inteligentes emocionalmente é algo que todos nós devemos levar muito a sério para conseguirmos uma vida mais feliz, a capacidade de tomar melhores decisões e ter as ferramentas internas que nos permitem avançar para uma vida com mais sentido, satisfação e integridade. Você aceita o desafio?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0