O ato de pedir tem um enorme poder. Quer você pense nisso a partir das promessas feitas por Deus na Bíblia, quer você pense nisso a partir de abordagens como “O Segredo”, o poder de decretar coisas, ou o poder que nossas mentes têm na criação de nossas realidades. Independentemente do que você acredita estar por trás (ou acima) deste processo, a verdade é que pedir é um ato que detém muito poder.
Que poder é esse, muito simplesmente, o poder de realizar o que você está pedindo. É por isso que eu queria intitular esta nova reflexão como “Pergunte? mas pense bem antes”, porque muitas vezes estamos realmente inconscientes do que estamos pedindo, porque não avaliamos o impacto, a responsabilidade e as conseqüências totais de receber o que queremos.
Em um momento histórico e social em que tudo se tornou pedir e pedir mais direitos e benefícios, sem aumentar nossas responsabilidades ativas e assumir os custos do que queremos em nossa vida, também se tornou mais difícil para nós entender o preço do que queremos receber, porque se algo é verdade, é que nada é gratuito, e com isso não estou falando de um custo econômico ou material, mas no sentido mais amplo, como tempo, dedicação, as coisas que você tem que deixar para receber de uma boa maneira o que você quer.
Isto é como as pessoas que querem deixar o lugar onde trabalham e, de repente, por qualquer motivo, saem ou são desligadas e reclamam sobre isso, quando na verdade era o que pediam. Lembro-me que há alguns anos atrás eu tinha uma van e havia pensado por alguns meses em trocá-la por outro tipo de veículo com mais comodidades. Um dia, durante uma viagem de trabalho, meu caminhão foi roubado. Obviamente, não foi agradável, mas foi uma maneira de conseguir o que eu queria. Assim, com o dinheiro do seguro e um pouco a mais comprei o carro com as características que eu estava pedindo em minha mente.
Por esta razão, devemos estar mais conscientes quando pedimos, pois nossos desejos podem ser realizados. Muitas vezes pedimos para mudar nossos relacionamentos, mudar amigos ou parceiros, mudar de emprego, conseguir mais dinheiro, ter oportunidades de viajar pelo mundo, conhecer novas pessoas, etc., etc., etc., e tudo isso vem caminhando pela porta ou desliza pela janela. Às vezes acontece da maneira que não gostaríamos que acontecesse, mas é porque não temos sido muito claros ou pró-ativos ao fazer nossos pedidos. Isto é exatamente como o gênio com a lâmpada, se não formos específicos em nossos desejos, podemos acabar conseguindo exatamente o que não queríamos.
A boa notícia é que “peça e será dado”, e a segunda boa notícia é que quando for dado, você terá a oportunidade não só de ser grato, compartilhar e impactar a vida daqueles ao seu redor, mas também de se preparar e crescer como uma pessoa para viver à altura do que você pediu. Nem sempre será fácil, exigirá que você faça um esforço e seja corajoso, mas se o que você pediu realmente se aninhou em seu coração, não tenho dúvidas de que você o receberá. Tente não reclamar tanto depois de tê-lo em suas mãos, porque não será livre, mas se seus desejos forem inspirados por princípios corretos e bondosos, certamente será para construir mais sua vida.
Então, pergunte… mas pense bem antes.