Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os resultados do PAES estão se aproximando

Os resultados do novo PAES, que marca a entrada nas instituições de ensino superior que fazem parte do sistema de entrada única, estão a apenas alguns dias de distância.

Não apenas foi lançado um novo instrumento que promete ser capaz de medir mais do que apenas os conhecimentos dos estudantes, mas também medir as competências que eles têm para entrar no mundo do ensino superior.

Ainda não sabemos se esta promessa será realmente cumprida, mas o que sabemos é que milhares de jovens e suas famílias aguardam ansiosamente os resultados, animados com a escolha que marcará seus estudos nos próximos anos.

Entretanto, estes novos estudantes enfrentarão alguns desafios ainda não resolvidos pelo sistema educacional, tais como um treinamento focado em competências para o século 21, o que implica uma mudança na forma como os profissionais têm sido ensinados por décadas. Competências como o pensamento crítico, inteligência emocional, habilidades de comunicação e trabalho em equipe são apenas algumas dessas habilidades, sem mencionar as habilidades digitais, que se tornaram a nova alfabetização desses tempos.

Outra situação que precisa ser tratada urgentemente está relacionada ao nível de abandono escolar que continua a existir em nosso sistema. No Chile, 28,8% dos estudantes de ensino superior não completam seus estudos, e no mundo inteiro este número atinge 34%, gerando um enorme impacto social e econômico, tanto para os estudantes e suas famílias, quanto para o Estado e as instituições.

Finalmente, a duração dos graus e sua conexão com o mundo real do trabalho é outro desafio que ainda não está progredindo na velocidade necessária. Em um mundo que está mudando a uma velocidade sem precedentes, não parece fazer sentido continuar com cinco ou seis anos de graduação, portanto repensar como ensinar e o que aprender torna-se uma tarefa que ainda não é realmente abordada pelas autoridades e instituições educacionais dos países.

Assim, o desafio continua, agora com uma nova geração de jovens que aspiram a receber uma educação que lhes permita enfrentar os desafios que enfrentarão com melhores habilidades, em um contexto volátil e incerto, mas que permanece aberto a oportunidades para aqueles que têm a visão e as habilidades necessárias para enfrentá-la.

Continuaremos aguardando os novos resultados deste teste de acesso ao ensino superior no Chile, com a confiança de que, embora lentamente, continuaremos avançando em direção a um sistema educacional que proporcione um nível mais elevado de qualidade, em conexão com os desafios de um ambiente que requer mais e melhores técnicos e profissionais, que não apenas tenham conhecimento de suas áreas específicas, mas também possuam aquelas habilidades que fazem a diferença.

O desafio ainda está em aberto.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0