Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Olhando para o futuro

Uma das coisas que nós seres humanos temos é nossa capacidade de criar novos mundos,
de imaginar o que ainda não existe e depois transformá-lo em algo real e tangível. É esta capacidade reflexiva e criativa; é esta engrenagem milagrosa que pode formar idéias e estas idéias podem guiar nosso comportamento até vê-las refletidas além de nossos sonhos e até mesmo mudar a vida das pessoas ao nosso redor. 

Não há dúvida de que fomos capazes de mudar o mundo como espécie, que encontramos maneiras de realizar quase tudo o que antes parecia apenas utópico. É claro que esta capacidade criativa nem sempre trouxe os melhores resultados, basta olhar para os danos ecológicos, aquecimento global, tiranias políticas, guerras e derramamento de sangue. 

Tudo isso torna necessário, em minha opinião, não apenas usar nossa capacidade criativa, mas também ter um olhar para o futuro que ajuda a orientar essa capacidade, tanto para criar aquilo que trará benefícios, tanto pessoal quanto coletivamente, bem como para construir um projeto de vida que faça sentido para nós e respeite a individualidade que cada um de nós possui, sem prejudicar os outros a fim de alcançá-lo.

Pessoalmente, acredito que, independentemente do contexto, é importante que tenhamos opções em nosso horizonte. Nada nos rouba mais a autonomia pessoal do que não ter alternativas para escolher e agir. 

Agora, olhe para o mundo de hoje, o nível de incerteza, a mudança, a pandemia, as economias agredidas, uma onda populista a nível político e social em grande parte do mundo, a pós-verdade, a forte transformação na forma como vivemos e trabalhamos, etc. Quando olhamos para cima, certamente vemos oportunidades mas também riscos, como tudo na vida, que tem seus prós e contras. Neste contexto, me pergunto se você está olhando para o futuro e colocando na mesa as opções, cenários e como eles podem abrir novos horizontes que podem mudar nosso rumo, mas nos ajudar a garantir o que estou convencido que a maioria das pessoas quer: ser capaz de crescer, desenvolver-se e compartilhar em paz com aqueles que mais amamos. 

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0