Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O valor da rotina

Há muito tempo as rotinas têm sido desaprovadas. As pessoas usam expressões como “sair de uma rotina” como algo divertido e bom para nós, deixando nossas rotinas como algo monótono, chato e algo que devemos tentar evitar a todo custo. O que muitas pessoas esquecem, entretanto, é o verdadeiro valor das rotinas em nossas vidas, e como uma rotina pode nos ajudar a construir resultados e uma vida mais satisfatória, ou levar a uma situação cada vez menos favorável em todos os níveis.


Dada sua importância “invisível” em nossa qualidade de vida, eu queria dedicar alguns minutos para escrever este post e compartilhar com vocês algumas reflexões sobre o valor da rotina e como vocês também podem construir novas formas de fazer as coisas que lhes permitam aumentar sua motivação, melhorar sua auto-estima, aumentar sua capacidade de alcançar, melhorar sua saúde mental e muito mais.


Nestes tempos em que as quarentenas causaram estragos na vida de milhões de pessoas, e muitas outras ainda não sabem como lidar com teletrabalho, aulas virtuais para seus filhos, coisas domésticas e tempo pessoal, as rotinas são expostas e se tornam a pedra angular da construção de um novo estilo de vida que é eficaz, benéfico e nos dá maior paz de espírito no dia-a-dia.


Uma das coisas que causam muita ansiedade e angústia nas pessoas está relacionada ao sentimento de perda de controle. Agora que muitas partes do mundo são forçadas a estabelecer quarentenas, restringir a mobilidade das pessoas e estabelecer novas maneiras de administrar nossa vida diária e cuidar de todos nós, então nossas rotinas habituais se tornaram obsoletas, sentimos que não estamos no controle de nossas vidas e que estamos “pisando água” entre tantas exigências e a falta de capacidade de realizá-las.


Alguns nos dizem que precisamos aproveitar este tempo para sermos mais eficazes e construir uma nova versão de nós mesmos, enquanto outros nos chamam para tomarmos o tempo necessário para não estarmos bem e permanecermos “estáticos” por um tempo até que nossas emoções possam se acomodar. Independentemente da estratégia que faça mais sentido ou que você queira adotar, você PRECISA DE CONSTRUIR ROUTINAS.


As rotinas são padrões de comportamento que fazemos de forma semelhante repetidas vezes (não precisam ser 100% iguais, é suficiente se compartilharem um padrão semelhante). Isto nos ajuda a estruturar nossos dias e a maneira como lidamos com as diferentes questões que nos esperam. À medida que construímos rotinas, elas se tornam hábitos e, à medida que se tornam hábitos, teremos cada vez menos dificuldade para realizá-las, reduzindo a fadiga, o estresse ou a exigência psico/emocional que nos levou a fazê-las em primeiro lugar.


Se estamos sempre diante de um contexto novo ou confuso, somos forçados a navegar em terreno estressante, mas se lhe dermos uma forma (a que melhor se encaixa e é funcional para sua própria realidade), então este fator de estresse desaparece pouco a pouco.

Por outro lado, as rotinas nos ajudam a otimizar nossas capacidades, pois nos permitem colocar um foco perceptivo no que estamos fazendo. Se vou cozinhar agora, vou fazer isso, se estou trabalhando em algo específico, vou me concentrar apenas nisso, e desta forma consigo colocar meus pensamentos, emoções e capacidades a serviço de um único propósito, tornando-se mais eficaz. Mas é realmente necessário ser eficaz na vida? Bem, minha resposta é sim, e a razão é muito simples. Ser mais eficaz não só ajuda você a alcançar seus resultados de todos os tipos, sociais, materiais, pessoais, espirituais, etc., mas também ajuda você a construir um padrão mais eficaz; Não só o ajuda a construir um padrão de pensamento e ação que o ajuda a alcançar em outras áreas de sua vida, mas também o ajuda a sentir satisfação após cada pequena conquista diária, fazendo sua cama, terminando na hora certa, tendo reservado um momento de lazer, podendo ler com tranqüilidade, fazendo trabalho escolar com seus filhos e terminando de uma boa maneira, em suma, melhora sua auto-estima, motiva-o e ajuda a enfrentar o próximo desafio de uma maneira melhor, além de fazê-lo sentir que você recupera o controle sobre seu contexto, o que reduz sua ansiedade, estresse e outros sintomas associados.

Não precisa ser uma rotina previamente estabelecida por outra pessoa, este é um processo de tentativa e erro pessoal, mas tê-los ajudará você a chegar mais longe e melhor, aproveitar o processo, ordenar seu dia a dia e assim poder utilizar melhor todas as suas capacidades e recursos pessoais.

Que rotina você gostaria de ter?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0