Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que fazemos com nossas emoções?

As emoções são um elemento tão importante em nossas vidas. Tudo o que fazemos carrega uma emoção dentro de nós. Independentemente de o vivenciarmos como algo “positivo” ou “negativo”, a verdade é que cada emoção nos fornece informações valiosas para nos conhecermos a nós mesmos, para reconhecermos nossos estados internos e a partir daí avançarmos em direção ao que realmente queremos. Entretanto, muitas vezes não sabemos como reconhecer essas emoções que surgem dentro de nós ou ignoramos os dados que nos dão, baseando-nos cegamente na razão e muitas vezes avançando na direção errada ou em direções que afetam nosso bem-estar e equilíbrio na vida.


Uma das coisas fundamentais no caminho para desenvolver nossa inteligência emocional é aprender a usar tanto nossas emoções quanto nossa capacidade racional para tomar melhores decisões, modular efetivamente nosso comportamento e encontrar novas maneiras de alcançar nossos objetivos, obtendo equilíbrio no que fazemos, no que obtemos e na satisfação interna que conseguimos experimentar. Portanto, cada vez que nossa vida não está em equilíbrio, temos um indicador para perceber que não estamos sendo realmente inteligentes com nossas emoções.
 
Este processo não é tão simples quanto se gostaria, na verdade fomos treinados para usar nosso pensamento racional, mas não tem sido o mesmo para trabalhar com nossas emoções, ao contrário, geralmente em nossa cultura as emoções têm sido vistas como algo que nos impede de seguir em frente, ou que devemos reprimir. Não saber usar a emoção como fonte de energia para a ação e canalizá-la adequadamente é algo que nos faz menos felizes na vida, por isso torna-se crucial aprender mais sobre isso.
 
Então o que fazemos com nossas emoções? Seria importante que cada um de nós dedicasse um minuto para responder a esta pergunta. Você está usando suas emoções para tomar decisões, para encontrar seu propósito, ou está evitando e suprimindo-as dentro de si mesmo. O que você está fazendo com eles será fundamental em sua eficácia, na qualidade das relações que você constrói com outras pessoas, no bem-estar que você experimenta e na qualidade de sua vida, portanto é fundamental que possamos aprender a conhecer, aceitar e usar nossas emoções, pois elas são vitais para nosso processo de crescimento pessoal, e também para alcançar de forma coerente e sustentada os objetivos que temos na vida.
 
O que você sente hoje? O que você fará com isso?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0