Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que é inteligência emocional?

As emoções nos acompanham todos os dias de nossas vidas e desempenham um papel fundamental na forma como construímos nossas experiências, influenciam nossas decisões, as relações que temos com outras pessoas e o comportamento que exibimos diariamente.
Embora possamos não nos dar conta disso, cada momento do dia estamos experimentando alguma emoção, e ter a capacidade de reconhecê-las é o primeiro passo para desenvolver o que chamamos de inteligência emocional.

Mas o que é inteligência emocional? Este termo está relacionado à capacidade de usar nossas emoções e nossa capacidade de raciocínio em conjunto, colocando-as a serviço de um objetivo.

Isto significa que ser emocionalmente inteligente não é realmente ser mais sensível, nem agir puramente com base na emoção, mas dizemos que alguém é emocionalmente inteligente quando é capaz de reconhecer e usar suas emoções como uma fonte de informação e energia importantes para o comportamento, colocando toda essa energia a serviço de um objetivo.


A inteligência emocional é uma habilidade chave para construir maior bem-estar pessoal e social na vida das pessoas. Em termos simples, é a capacidade de usar a razão e a emoção juntas para alcançar resultados mais completos e eficazes. É a capacidade que nós, seres humanos, temos para o que uma pessoa pode alcançar.


Para construir as habilidades que nos ajudam a ser melhores nesta área, é essencial trabalhar o autoconhecimento, pois este é o primeiro nível de desenvolvimento nesta área. Precisamos estar conscientes do que estamos sentindo no momento em que o estamos experimentando, e para isso precisamos ser capazes de identificar as emoções, ter um vocabulário emocional para poder chamá-las e distingui-las umas das outras, e reconhecer quais são os elementos que fazem surgir uma emoção em nós.


Depois vem o desafio de regular nossas próprias emoções, que poderíamos traduzir na capacidade de escolher o que fazer com elas, em vez de reagir como resultado de nossa emoção. Na medida em que somos capazes de canalizá-lo, então podemos ser mais eficazes em muitas áreas de nossas vidas, não mais sendo “governados” pelo que estamos sentindo a qualquer momento, mas usando nossos estados emocionais como meio de transporte para ir aonde realmente queremos ir.


Desta forma, quando as pessoas pensam em melhorar seu bem-estar pessoal, melhorar sua qualidade de vida, ter relações interpessoais mais satisfatórias ou tornar-se mais assertivas e eficazes para alcançar nossos objetivos, temos que pensar no desenvolvimento da inteligência emocional, razão pela qual este ramo do conhecimento e do desenvolvimento humano cresceu, e continuará crescendo, em todo o mundo, porque finalmente, os seres humanos perceberam o enorme poder que está dentro das emoções que vivem em nós.


Este caminho, como qualquer grande jornada, começa com um simples passo. É por isso que os convido a investigar e aprender mais sobre esta poderosa linha de empoderamento humano com base em nossas próprias emoções.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0