Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O poder de ser focal

“Quem agarra muito, agarra muito pouco” é o famoso ditado popular que nos lembra que nossa capacidade de alcançar o que queremos não reside em empregar habilidades ou estratégias que nos ajudam a estar “tudo dentro”, mas sim o oposto: quanto maior nossa capacidade de concentração, melhor nossa capacidade de alcançar resultados e obter o que nos propomos a fazer.


Entretanto, embora esta idéia seja simples e possamos verificá-la repetidamente em nossa vida diária, a verdade é que a capacidade de concentrar e alocar energia e habilidades para um único propósito não é uma tarefa fácil. Minha intenção, neste breve post, é compartilhar com você três recomendações que você pode começar a praticar imediatamente e que o ajudarão a educar sua mente para estar mais concentrado e, assim, aumentar sua capacidade de alcançar os resultados que você está procurando.

A primeira coisa a considerar é a enorme quantidade de informações ou elementos perturbadores aos quais estamos expostos em nossas vidas hoje. A Internet, uma longa lista de aplicações em nossos telefones, onde as redes sociais desempenham um papel relevante, mais os elementos da vida e o dia-a-dia “real” de cada um de nós, traz uma enorme quantidade de elementos que distraem nossas mentes, confundem nossos pensamentos, agitam nossas emoções e nos levam a dissipar o que nos ajudará a alcançar o que realmente estamos procurando.


Por esta razão, a primeira coisa que quero convidá-lo a fazer é escolher bem quais fontes de informação ou distração você vai deixar em sua vida diária e quais você vai tirar, quais coisas você vai parar de consumir a nível mental para manter seus pensamentos “limpos” daquilo que não agrega valor à sua vida e que, pelo contrário, só contribui para que você esteja em um estado de baixa capacidade para expandir seu potencial. Assim como as pessoas que obtêm os melhores resultados em estudos de felicidade não consomem notícias, o que você vai tirar de seu ambiente para que isso não atrapalhe sua mente?


Um segundo elemento muito importante para poder definir, tem a ver com o “O que”, ou seja, estabelecer uma meta ou objetivo que se deseja alcançar. Para podermos estar concentrados, precisamos estabelecer no que vamos estar concentrados, por isso recomendo que você faça uma lista das coisas que deseja alcançar em sua vida (nos diferentes aspectos da mesma, saúde, finanças, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, plano de carreira, etc.) e que você possa priorizá-las, para que possa colocar em primeiro lugar na lista o que é realmente mais importante para você. Não se deixe guiar pelos critérios de outras pessoas ou “o que as pessoas dirão”, no final é sua vida e seus próprios desafios, a única pessoa competente para dar uma opinião sobre este pedido é você.


Ter esta lista o ajudará a saber o que você vai colocar sua mente e energia, e assim avançar uma coisa de cada vez. Muitas vezes, fazer progressos em seu primeiro objetivo também ajudará a realizar o segundo objetivo. Outras vezes são metas que não estão diretamente relacionadas, porém, ser capaz de conquistar metas nos ajuda a melhorar nossa auto-estima, aumenta nossa confiança em nossas próprias habilidades, aumenta nossa motivação para a realização e nos ajuda a aprender sobre nós mesmos e como alcançar melhores resultados em outras áreas de nós mesmos de forma sustentada.


Finalmente, é essencial ter em mente que a capacidade de colocar o foco perceptivo em algo é como um “músculo” que podemos treinar, por isso é importante que você possa aplicar isto consistentemente a diferentes coisas que você faz durante o dia. Assim como aquele outro famoso ditado “todos os dias tem seu afã”, é importante que você aplique isto em blocos ao longo do dia. Dito de forma mais simples, se você vai cozinhar, sua cabeça e capacidade está nela, se você vai ver um filme, concentre-se nele, se você vai trabalhar, deixe sua mente e seu talento se concentrarem nessa tarefa. Podemos treinar nosso foco em cada momento em que nos entregamos com compromisso para alcançar um resultado específico de cada vez.


Desta forma, você não só aprenderá a se concentrar mais e melhor, mas começará a expandir concretamente sua capacidade para alcançar os resultados desejados nas mais diversas áreas de sua vida. Convido-os a se concentrarem nisto porque isto os ajudará a alcançar resultados que até agora talvez não imaginassem que tivessem a capacidade de alcançar.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0