Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O poder da confiança

O poder da confiança é enorme e muitas vezes nos esquecemos, principalmente em países onde a desconfiança é abundante e se naturalizou como uma realidade dada e imutável.

A confiança é aquele ato psicoemocional que nos leva a esperar que algo aconteça sem necessariamente termos provas ou garantias. Ou seja, é, em grande medida, um ato de fé, pois é apostar em algo no futuro que não podemos realmente ter certeza.

Quando a confiança se perde, isso nos leva a nos abrigar porque passamos a viver em um ambiente que parece inóspito e perigoso. Quando sinto que o vizinho, o governo, as empresas, meu trabalho e qualquer estranho têm algo que escondem, um desejo oculto e perigoso que a qualquer momento pode ameaçar a mim ou aos meus interesses, a confiança social se desvanece.

Qual é o problema com isso? muito simples, que então vivamos na defensiva, com medo de compartilhar, de acreditar em outras pessoas ou instituições, começamos a tomar decisões que focam mais na proteção do que na criação e começamos a colocar nosso foco e energia no cuidado do metro quadrado de um mundo cheio de perigos iminentes, ao invés de colocarmos nossa energia, tempo e paixão em criar projetos que nos encham de satisfação e tornem nossa vida melhor.

A magia da confiança é poder abaixar as barreiras do medo para nos abrirmos à oportunidade do amor, e embora isso possa parecer “piegas”, a verdade é que quando nos amamos as coisas melhoram, quando amamos o nosso trabalho estamos mais criativos e produtivos, quando amamos os que nos rodeiam temos melhor qualidade de vida, menos doenças físicas e mentais e uma rede que nos apoia nos bons e maus momentos da vida.

Aprender a confiar e construir ambientes nos quais possamos acreditar que a confiança é um ato ilusório, mas antes um ato humano tão necessário quanto razoável, é um desafio que nos ajudará a crescer melhor, a sentir que nossa vida tem um novo sabor e no final das contas para se sentir mais calmo.

Dar o passo não é fácil, eu sei. Mas eu realmente acredito que é tão necessário para cada um de nós e para aqueles ao nosso redor que vale a pena baixar as barreiras e sair para conhecer e desfrutar da força da confiança.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0