Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Escolhas pessoais diante da incerteza

Sabemos que estamos em um mundo cheio de mudanças e novos desafios. Em meio a esta pandemia Covid-19, uma transformação tecnológica nunca vista antes, problemas sociais, desemprego crescente, lacunas nas capacidades das pessoas para se adaptarem a estes contextos, um agravamento da situação de saúde mental, mudanças nas tendências políticas em nosso continente, são apenas alguns dos limites de um mundo que nos deixa e a nossa vida cotidiana com uma enorme incerteza. 

Sabemos que a idéia de ter as coisas sob controle é uma ilusão em quase todos os aspectos, entretanto, isto não muda o fato de que quanto mais incerteza sentimos, mais ansiedade começamos a sentir, e que isto abre a porta para a angústia e até mesmo para a depressão. 

Podemos continuar esperando “lá fora” que outras pessoas (especialistas, políticos ou membros da família) tomem decisões e guiem nossos passos, porém, isso nos tira o poder e nos faz perder nossas capacidades diante de um mundo que não deixará de ser incerto e complexo. Tudo isso me faz pensar que é fundamental que tenhamos a capacidade de construir opções pessoais diante da incerteza; alternativas que nos ajudam a ter planos diversos e flexíveis.

A flexibilidade é fundamental para a adaptação e isto é fundamental para podermos alcançar o que queremos, promover o autocuidado e conseguir navegar neste contexto e naqueles que virão, entretanto, não há flexibilidade se não tivermos o “espaço” para podermos nos mover.

Mas como construir essas escolhas pessoais diante da incerteza? Antes de analisar algumas idéias sobre como gerar essas alternativas, acho essencial pensar sobre o que queremos alcançar ou preservar em nossas vidas. Áreas como saúde, família, recursos materiais, lazer ou a capacidade de aprender e nutrir nossas preocupações intelectuais e emocionais são a chave para pensar em uma vida que tenha significado e níveis de satisfação pessoal que façam de nossa passagem por este mundo algo que queremos experimentar. Neste sentido, precisamos incorporar conhecimento e competências para nos manter competentes em nossas áreas de desenvolvimento, olhando para o mundo da tecnologia, inovação e criação de valor nos ajuda a optar melhor por um desenvolvimento pessoal e profissional com mais opções no mundo de hoje. Entender que viemos de um lugar, mas que não estamos ancorados a ele, também nos ajuda a levantar os olhos para procurar e até mesmo mudar para lugares onde possamos ser melhores e obter a qualidade de vida que desejamos e no mundo há muitos lugares que certamente podem lhe proporcionar aqueles projetos que você tem. Estabelecer redes de contato e apoio além de sua área de trabalho e geografia também o ajuda a estar em melhor posição para gerar novas opções pessoais diante da incerteza e assim ter a alternativa real de construir caminhos diferentes. 

Se estamos em um mundo em mudança que deixa tanta incerteza sobre nossa mesa, então, parece-me, devemos aceitar o desafio de nos tornarmos mais flexíveis no sentido mais amplo. Novos idiomas, novos lugares, novos amigos e redes de contatos, novas habilidades pessoais e profissionais, nova renda econômica, etc., tudo para ter uma chance real de escolher e não acabar comendo instabilidade ou esperando que outros criem aquele mundo onde nós e o nosso não sabemos se teremos o espaço que desejamos e merecemos. 

E você, o que vai fazer?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0