Não é verdade que seja sempre da responsabilidade da pessoa que lidera ou da organização, que os colaboradores trabalhem bem.
Há muitas ocasiões em que você precisa saber reconhecer aqueles empregados que você deve demitir se quiser crescer e projetar sua organização.
Tanto nos estudos de produtividade quanto naquelas ferramentas que pedem o perfil de comportamento e competências dos colaboradores, distribuídas pela HPI International, encontramos reiteradamente três perfis de colaboradores que dificultam o crescimento de equipes e organizações, dificultando o alcance da proposta Objetivos.
Por esta razão, desta vez quero falar sobre as três personalidades de empregados que você deve demitir se quiser crescer com seu projeto e negócio, sem perder mais tempo, ou pensar muito em como treinar, ajudar ou salvar essas pessoas.
Demitir as “vítimas”
Há um tipo de pessoas que tenho certeza que você conhece (talvez você seja uma delas e ainda não a reconheça), e me refiro às “vítimas”.
Esse tipo de personalidade tem uma capacidade impressionante de encontrar problemas, conluios e rações para justificar seu desempenho e a impossibilidade de fazer ou alcançar os desafios que estão por vir.
Nunca é sua responsabilidade e eles se manifestam permanentemente atacados, boicotados e incapazes.
São pessoas que frustram as expectativas da equipe e da organização, pois para cada solução têm um problema.
Muitas vezes são aqueles “inimigos internos” que geram resistência passiva e obstrutiva e impedem o crescimento das organizações.
Atenção! Eles podem ser persuasivos e altamente manipuladores, fazendo com que muitas outras pessoas não apenas acreditem neles, mas também simpatizem e busquem “aliviar seu caminho”, sacrificando capacidades pessoais e coletivas e, por fim, comprometendo os resultados do crescimento.
Se você quer que seu projeto realmente cresça, fique longe desses tipos de pessoas e certifique-se de não tê-los em sua equipe de trabalho.
Demitir “incrédulos”
Tudo na vida é contagioso, tanto o otimismo quanto a fé, assim como a falta dele.
Seja qual for o desafio que temos pela frente, liderar um projeto e fazê-lo crescer exige confiança, ter uma visão e acreditar que vale a pena o esforço para levá-la adiante, além de dar o melhor de si para tornar essa ideia uma realidade palpável. .
No entanto, muitas vezes encontraremos aqueles colaboradores descrentes, que antes de mexer um pé já nos explicam por que isso não é viável.
Não importa se é porque “o patrão não permite” ou “é um momento ruim no mercado”, talvez “a concorrência é melhor do que nós” ou “não temos o suficiente para fazer isso”.
Os descrentes quebram o moral e a aspiração das equipes, levando-os à mediocridade e à litania.
Preferem esperar que as coisas simplesmente aconteçam do que criar a mudança necessária, porque não acreditam que seja possível, nem para si nem para os outros (até que alguém prove o contrário).
Então, se você é uma daquelas pessoas que quer mais, os incrédulos são aqueles empregados que você deve demitir se quiser crescer e alcançar seus objetivos.
Demita os “sabe-tudo”
Você já conheceu aquelas pessoas “sabe-tudo”? Se você já teve essa experiência, então já sabe por que eles estão nesta lista para demiti-los de sua equipe de trabalho.
Ninguém tem todas as respostas ou sabe sobre todas as questões, no entanto, este tipo de pessoas que se comunicam desta forma e projetam que sabem tudo, não permitem encontrar novas respostas (geralmente são as inovações que são necessárias).
Assim, acreditando que “eles sabem tudo” então ninguém mais quer compartilhar ideias, inovar e propor novos caminhos, gerando um sentimento coletivo de apatia diante dos desafios e a busca constante de caminhos para alcançar o que se busca.
Esse tipo de personalidade prejudica o ambiente de trabalho, faz com que as pessoas percam a confiança em suas habilidades e ideias, bem como percam a motivação para experimentar o desconhecido em busca do que realmente é necessário para atingir o objetivo almejado.
Se você quer que sua equipe melhore e se torne mais forte, você deve demitir os “sabe-tudo” de sua equipe para abrir as portas e janelas para novos ares, ideias, debate e criação.
Então agora você sabe. Se você lidera uma equipe, tem seu próprio negócio ou simplesmente quer se cercar das melhores pessoas para que seus projetos funcionem sem problemas, esses três tipos são os empregados que você deve demitir se quiser crescer.