Os tempos são turbulentos de tantas maneiras e formas. Talvez tenha sido sempre assim, mas a experiência é diferente quando é a nossa vez, quando o dia-a-dia muda, quando o sonho de cada noite tem um sentimento diferente. Não tenho dúvidas de que cada pessoa tem seu próprio processo, dúvidas, sonhos, alegrias, incertezas e tantas outras coisas que nós, seres humanos, cultivamos em nosso ser mais íntimo.
Esta semana tive a oportunidade de compartilhar com muitas pessoas diferentes, de ouvir, fazer perguntas, de me conectar com pessoas que estavam em estados diferentes e lhes perguntei: como você está, está bem, e as respostas foram muito diversas.
Sem dúvida, ninguém está sozinho nesta jornada interior de se encontrar, crescer e poder sair de onde está para se aproximar de onde quer estar. Foi com essas pessoas em mente que tive a oportunidade de compartilhar esta semana e isso me deixou refletindo por muito tempo que tomei um momento para escrever algumas palavras antes de ir dormir.
Estou convencido de que todos nós estamos neste caminho de busca de maior realização interior, alguns já partiram antes, outros ainda não começaram a jornada. Há aqueles que procuraram de diferentes maneiras este processo, nem sempre obtendo o resultado que seus corações desejam. Alguns se debruçam sobre as superficialidades do mundo de hoje, outros mergulham em reflexões que às vezes são tão densas que se torna difícil avançar. Não sei se existe uma receita, e se existe, não a tenho no momento, portanto não pretendo dá-la.
No entanto, penso que é essencial ter algumas coisas em mente. A primeira é entender que podemos percorrer o caminho que queremos percorrer sozinhos ou em companhia, e que provavelmente é melhor ser acompanhados, mas não apenas por outras pessoas, mas também por aquela força criativa que pode fazer mais do que qualquer um de nós e que pode mostrar o caminho mesmo naquele lugar onde não é nem um pouquinho distinto. Eu pessoalmente acredito que a espiritualidade e a busca de conexão com o divino é uma jornada pessoal tão necessária. Um exercício diário do qual ninguém se forma, mas que tomar a lição dia a dia pode ser o sustento e a resposta nos momentos mais complexos de nossas emoções e pensamentos.
A segunda coisa é que não importa o que aconteça, não importa o quanto gostamos do que está acontecendo ou não, o que podemos sentir que recebemos ou perdemos, precisamos aprender a olhar, perceber, perceber que tudo está sobre a mesa, que tudo tem seu tempo, que cada prato foi servido no lugar certo e que não só temos que ser pacientes, mas também temos que entender que tudo é uma questão de tempo, A questão é em que direção estamos nos movendo, se estamos nos afastando ou nos aproximando do que é realmente valioso, o que pode tocar nosso espírito para transformar a vida, ou se estamos na corrida que leva centenas e centenas de pessoas todos os dias diretamente ao precipício emocional e espiritual.
Não acho que seja algo fácil, e insisto que não tenho a resposta, no entanto, tenho experiências de coisas que me serviram mais do que outras, e é por isso que queria fazer esta pequena parada e dizer que TUDO É PARA AVANÇAR, não se preocupar em ganhar, não sofrer por obter, esquecer a idéia de ser reconhecido ou aplaudido, e pensar em seguir em frente. Quando vemos o progresso da humanidade, quando olhamos para o progresso da natureza podemos até ver que avançar é algo diferente, nem sempre confortável, nem sempre compreendido, nem sempre valorizado, mas toda vez que acontece o faz de forma extraordinária e sobrenatural, e é por isso que é preciso cuidar de avançar, com medo, com tristeza, com dúvidas, com deficiências, não importa, cuidar de avançar. Veja como a água se comporta, não importa o que aconteça, ela sempre sabe como chegar ao seu destino, seja correndo sobre a terra, seja procurando por caminhos subterrâneos, às vezes fazendo voltas sem fim para chegar a um lugar que parecia próximo, às vezes evaporando para que o calor e o vento permitam que ela descanse no céu, ganhe perspectiva e continue avançando, porque tudo está avançando. SOBRE VOCÊ.
Portanto, não importa no que você esteja, eu lhe mando um abraço, um beijo, um pouco de incentivo, porque embora às vezes possa não parecer, tudo avança na vida e a mesa é servida esperando por nós para um banquete que será verdadeiramente divino para o coração.