Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como definir metas para este novo ano

Muitas pessoas têm o ritual de fazer equilíbrios pessoais cada vez que termina um novo ano e, com ele, de estabelecer novas metas para o tempo que começa. Há também quem sugira a importância de decretar nossos desejos para que sejam atendidos no novo ciclo do calendário. Mas para quê e por que definir novos objetivos? É realmente útil?

Na antiguidade, o calendário anual começava em 1º de março, até que Júlio César estabeleceu que 1º de janeiro era um dia dedicado ao deus Juno, uma divindade romana de começos e novos começos. Foi com o calendário gregoriano que se estabeleceu esta data como início de cada ano, e a partir daí que se estende a festa que temos hoje.

Muitos ritos foram incorporados (e outros estão sendo esquecidos) neste momento. Talvez uma das mais difundidas esteja relacionada com o estabelecimento de metas e desejos que queremos cumprir cada vez que começa um novo ano, tentando torná-los realidade e podermos alcançar o que queremos dentro de nós mesmos.

Porém, muitas vezes, quando queremos fazer este exercício de projeção, não sabemos realmente como começar ou como fazê-lo, e aqui quero compartilhar algumas idéias que podem ajudá-lo.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que não basta decretar algo para que isso aconteça. Muita gente difunde a ideia de que basta decretar para que o universo realize seus desejos. No entanto, eles se esquecem de algo fundamental e estou me referindo à lei de causa e efeito. Por isso, torna-se crucial não só estabelecer metas claras que possamos estabelecer em nosso horizonte, mas também gerar as causas para os efeitos que buscamos, ou seja, fazer com que esses resultados ocorram, por meio de nossas decisões e comportamentos constantes.

Um segundo ponto importante diz respeito ao que se denomina “eixo da fluidez” e que é uma forma de os nossos objetivos nos mobilizarem mais, motivarem e se tornarem “objetivos melhores”. O eixo da fluidez afirma que cada meta ou objetivo deve estar em um equilíbrio entre seu nível de desafio e o nível de realismo.

Muitas vezes estabelecemos metas muito desafiadoras, na segunda-feira ou neste ano, vou mudar toda a minha vida, todos os meus hábitos, etc. Torna-se tão desafiador que finalmente nos paralisa e nos torna incapazes de realmente seguir em frente. Que desistamos cedo. É muito comum que queiramos realizar uma quantidade gigantesca de coisas nos próximos 12 meses, e nos esquecemos do quanto podemos alcançar de nós mesmos se estabelecermos metas para 5 ou 10 anos.

Por outro lado, o realismo também é importante, porque se nossos objetivos são tão desafiadores que deixam de ser realistas, desistimos antes de começar. Ambas as dimensões impactam não só na viabilidade do que queremos, mas também na motivação que temos para conseguir atingir nossos objetivos. Portanto, busque esse equilíbrio, uma meta que é desafiadora e realista ao mesmo tempo.

Finalmente, também podemos incorporar um princípio que foi estudado em várias pesquisas sobre realizações, hábitos e desempenho pessoal. São as pequenas mudanças que geram os grandes resultados.

Embora pareça muito evidente para nós que grandes mudanças geram grandes resultados, as evidências mostram o contrário. São as pequenas mudanças sustentadas ao longo do tempo que geram o alcance de grandes objetivos. Se você quer mudar seus hábitos, melhorar sua saúde, melhorar seus relacionamentos, aumentar sua receita financeira ou fazer seu projeto pessoal crescer, então deve identificar uma pequena mudança que impacta esses resultados, modificá-la e sustentá-la diariamente. Depois de adotá-lo, será um bom momento para incorporar outra pequena mudança sustentada.

Este novo ano, como cada novo dia, é uma tremenda oportunidade que você tem em mãos para que as coisas corram melhor, para que a vida tenha aquele sabor que você tanto almeja por dentro, e embora nem tudo dependa de você, muito depende. sim, desde que você coloque empenho, dedicação e persistência, qualquer objetivo pode ser alcançado até que você o tenha em suas mãos. A próxima etapa é com você.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0