Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Colmatar a lacuna tecnológica no ensino superior

A tecnologia é uma ferramenta poderosa para apoiar a aprendizagem no ensino superior. Entretanto, existe uma lacuna tecnológica que afeta negativamente alguns estudantes. Esta lacuna se deve a fatores como o acesso limitado à Internet, a falta de recursos para adquirir equipamentos de informática de última geração e a falta de conhecimentos básicos de informática para usar a tecnologia. Para preencher esta lacuna e garantir que todos os estudantes tenham uma experiência de aprendizagem equitativa, os professores do ensino superior devem tomar medidas para aproveitar ao máximo a tecnologia.

Uma das formas mais eficazes de preencher a lacuna tecnológica é fornecer apoio significativo para que os estudantes se familiarizem com a tecnologia. Isto inclui fornecer treinamento específico sobre o uso de aplicativos de computador, uso da Internet e navegação na web. Além disso, os professores do ensino superior também devem incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, estabelecendo um ambiente de aprendizagem no qual os alunos se sintam confortáveis usando tecnologias tais como laptops, tablets e smartphones.

Esta pode ser uma grande mudança para os professores, que também podem promover o uso de recursos on-line como ferramentas de aprendizagem, permitindo que os alunos acessem informações, recursos e materiais educacionais via web. Isto os ajudará a manterem-se a par das últimas tendências e desenvolvimentos no ensino superior, e os ajudará a desenvolver habilidades básicas de informática. Os professores também podem fornecer assistência no uso desses recursos, como a criação de tutoriais e assistência on-line para responder a perguntas.

Tenho encontrado muitos estudantes, professores e administradores em instituições de ensino superior latino-americanas que afirmam ter um alto nível de alfabetização tecnológica, já que freqüentemente usam aplicativos de redes sociais, e-mail e plataformas de videoconferência. Entretanto, eles têm grandes lacunas na forma como buscam informações on-line; têm dificuldades em distinguir entre informações úteis ou confiáveis daquelas que não são, e depois têm dificuldades significativas em encontrar um uso prático e criativo para tais informações.

Portanto, não devemos nos deixar enganar pela idéia de que mais dispositivos e plataformas de nuvem estão transformando instituições e suas comunidades em ambientes mais digitais, mas sim que isto requer o desenvolvimento de novas competências, de forma mais profunda e com usos que expandam as capacidades humanas, em vez de serem simples replicadores de informações que a inteligência artificial pode gerar para nós hoje.

Finalmente, os professores de ensino superior também devem incentivar seus alunos a usar a tecnologia de forma responsável. Isto inclui educar os estudantes sobre o uso seguro da tecnologia, como a criação de senhas seguras e o uso de software anti-vírus. Isto ajudará a garantir que os estudantes permaneçam seguros enquanto usam a tecnologia para apoiar sua educação.

Em resumo, há uma série de maneiras pelas quais os professores do ensino superior podem ajudar a preencher a lacuna tecnológica entre os estudantes, no entanto, levanta-se a questão de se os professores de hoje têm realmente os conhecimentos e habilidades digitais do século 21. O mais provável é que precisemos olhar um pouco no espelho para reconhecer o quanto mudou e o quanto ainda precisamos nos adaptar a fim de alcançar os melhores resultados. Isto inclui fornecer treinamento no uso da tecnologia, incentivar o uso de recursos on-line e educar estudantes, professores e administradores sobre o uso seguro da tecnologia.

Estas medidas ajudarão a garantir que toda a comunidade universitária tenha uma experiência de aprendizagem equitativa e benéfica, aproveitando o casamento entre a capacidade criativa dos seres humanos e o processamento massivo de novas tecnologias.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0