Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As soft skills mais desejadas nas empresas hoje

Já sabemos que o mundo muda e continuará mudando, assim como também vivenciamos em primeira mão como essa transformação se acelerou de forma incrível nos últimos dois anos e tudo o que a pandemia trouxe consigo.


Por isso, torna-se relevante nos perguntarmos quais são as soft skills mais desejadas nas empresas atualmente e, ao olharmos por esse olhar, o último relatório do LinkedIn Global Talent Trends pode nos ajudar a entender essa mudança.


Este relatório mostrou que 92% dos profissionais de talento concordam que as soft skills são iguais ou mais importantes do que as hard skills. Da mesma forma, mostra-se que 89% dos recrutadores indicam que quando um contrato não funciona, é porque a pessoa não possuía as habilidades sociais necessárias.


Assim, tanto na formação profissional nas casas de ensino superior, como no nosso plano de desenvolvimento de carreira individual, será crucial perceber quais as soft skills mais desejadas nas empresas atualmente e é exatamente isso que vamos rever neste artigo momento.


Adaptabilidade


Não é de estranhar que a adaptabilidade surja como uma das competências mais exigidas num ambiente onde a mudança faz parte da vida quotidiana, pelo que saber manejá-la da melhor forma será crucial para o sucesso profissional e organizacional.


Será ainda melhor se a pessoa conseguir antecipar a mudança ou ser quem a cria, liderando estes processos fundamentais numa economia globalizada e altamente competitiva.


Desde a mudança de contexto, sistemas de trabalho, estilo de liderança, até uma profunda reestruturação, há muitas coisas que podem (e vão) mudar e isso requer pessoas flexíveis e adaptáveis.

 

Inteligência emocional


As evidências agora não deixam dúvidas sobre a importância da inteligência emocional no desenvolvimento das pessoas, independentemente de estarmos falando de trabalho ou vida pessoal.


Las investigaciones muestran que las personas que tienen mayores niveles de inteligencia emocional logran mejores resultados en dimensiones como la efectividad, las relaciones interpersonales, el nivel de bienestar y la calidad de vida, por lo que ponernos manos a la obra en esta materia se vuelve una exelente ideia.


Desde reconhecer as nossas emoções, aprender a geri-las e ser mais assertivo, passando pela empatia até alcançar altos níveis de liderança inspiradora, a inteligência emocional é uma das competências que continuarão a ser exigidas nas organizações e a fazer a diferença. (Se você deseja conhecer seu nível de inteligência emocional, convido você a avaliar suas habilidades com a ferramenta HPI EQ)


Comunicação efetiva


Não importa o que você faça, você sempre terá que comunicá-lo e saber como fazê-lo fará a diferença nos seus resultados.


Aprender a usar a comunicação de forma clara, assertiva, que consiga transmitir ideias, inspirar e alcançar resultados individuais e coletivos, é outra das habilidades mais exigidas atualmente.


Negociação


As pessoas são diversas e têm interesses diferentes, no entanto, precisamos chegar a acordos para conseguir o que queremos.

 

Por isso, a negociação é uma das habilidades que as empresas buscam nas pessoas, na esperança de encontrar esse talento.


Você tem essas habilidades? Se a resposta for não, ou um “talvez” morno, então é hora de você gastar tempo desenvolvendo essas habilidades.


Atitude positiva


O mundo é complexo o suficiente para ter colaboradores que poluem os ambientes de trabalho.

 

Portanto, uma atitude positiva é outra das soft skills mais desejadas nas empresas atualmente.


Irradiar alegria, otimismo e bom trato faz a diferença e você pode espalhar desde o primeiro contato, na entrevista de emprego e depois dentro da organização. Com isso você realmente fará uma diferença importante.


Colaboração acima da competição
A ideia do profissional competitivo que só busca vencer para chegar ao topo da organização não corresponde mais ao mundo em que vivemos. As organizações precisam cada vez mais da capacidade de colaborar e servir.


São aquelas pessoas que melhor ajudam as outras que são consideradas as mais valiosas dentro de equipes e organizações, pois somente em equipe podem ser construídos os grandes resultados que as empresas buscam.


Embora existam mais competências que poderíamos mencionar, essas são as principais que os recrutadores estão procurando capturar para suas organizações.


Antes de se olhar no espelho e considerar que os tem ou não, convidamos você a avaliá-los. Você pode fazer isso usando tecnologia validada internacionalmente, como o HPI Competences Assessments, que o ajuda a avaliar até 30 soft skills que estão fazendo a diferença profissional e organizacional.


Depois de já ter noções claras, então é hora de desenvolver cada uma das eles, porque não serão mais os diplomas universitários que abrirão mais portas, mas será a sua forma de ser como pessoa.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0