Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As novas habilidades profissionais

Neste momento da transformação cultural, social, tecnológica e econômica que vivemos globalmente, não deve ser mistério para ninguém saber que a educação precisa se adaptar como nunca antes em sua história. Essa adaptação não consiste apenas na incorporação de novos conteúdos curriculares ou tecnologias de ensino-aprendizagem, mas essencialmente uma mudança de foco, para estimular os alunos a desenvolverem habilidades que realmente impactem o ambiente em que devem se desenvolver.

Acrescem às competências de trabalho em equipa, visão estratégica e adaptação à mudança, desejos declarados há anos (mas nem sempre na realidade aplicada), estão o aprender a aprender e o aprender a ser, nos eixos-chave de uma educação que promove a auto- conhecimento, integridade humana e uma tarefa que vai além do que é produtivo e eficiente, mas incorpora os eixos do bem-estar integral como parte do que é exigido.

Ninguém mais quer (ou não deve procurar) pessoas que matam e morrem pelo trabalho, mas sim pessoas que amam seu trabalho e se cuidam de forma sustentável. Este é também o caso da liderança, deixando para trás os líderes carismáticos e avançando para facilitadores da aprendizagem coletiva.

São várias as transformações que nos convidam a olhar novamente para as nossas próprias competências e para aquelas que devem ser desenvolvidas por um sistema educativo e social que visa alcançar um mundo mais sustentável e feliz, num contexto de amplas e intermináveis ​​mudanças e incertezas.

Aprender a mudar constantemente é se tornar, de certa forma, um aprendiz especialista, alguém que está constantemente incorporando novos conhecimentos, e que consegue ir mais longe traduzindo esse aprendizado em comportamentos e hábitos que transformam suas vidas e seu ambiente.

Já sabemos, profusamente, que o conhecimento não muda nossa forma de ser e fazer, mas nos fornece novos conteúdos que se alojam na dimensão da cognição. No entanto, ao não aplicar esse conhecimento e trazê-lo para nossas vidas cotidianamente, ele se torna inerte e perde seu potencial de produzir mudanças nas pessoas. É por isso que as novas competências devem estar no mundo aplicado, desde a inteligência emocional utilizada no serviço diário da nossa gestão pessoal, passando pela liderança, comunicação e gestão da incerteza, que para além dos conceitos têm as suas aplicações quotidianas.

Revisar nossas próprias habilidades e nos convidar a melhorar em cada uma das lacunas de oportunidade que podemos encontrar é um exercício necessário. Nós da HPI International estamos ajudando empresas e universidades a conhecerem seus níveis de competência e se prepararem com as habilidades que são exigidas hoje e que serão vitais para o futuro das pessoas, equipes e organizações.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2023. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0