Isaías Sharon, psicólogo organizacional, mestre em desenvolvimento organizacional, gestão estratégica de pessoas e master coach, ensinou em uma série de palestras na UNAB o que é Marca Pessoal, como desenvolvê-la e deu 5 chaves para criá-la e aproveitar a carreira profissional.
Aumentar o valor da nossa carreira profissional costuma ser um desafio que vai além das competências e habilidades profissionais. Hoje, o mercado de trabalho dá atenção especial às soft skills e personalidade do candidato. Foi o que explicou o psicólogo mestre em desenvolvimento organizacional e gestão estratégica de pessoas, Isaías Sharon, que proferiu a palestra: “As 5 Chaves da sua Marca Pessoal”, evento organizado pela Direção Geral de Licenciados, Empregabilidade e Redes (DEER) da a U. Andrés Bello.
Durante a atividade, o especialista comentou que a Marca Pessoal é “a forma de projetar o nosso nome com aqueles atributos que nos tornam únicos e de valor na área profissional onde queremos desenvolver. Essa é a sua importância, é uma forma de nos diferenciarmos e mostrarmos mais valor no mundo profissional”.
Durante a palestra, a doutora em educação, novas tecnologias e master coach, expressou que existem muitas formas de construir a nossa Personal Brand ou Personal Branding, no entanto, “a primeira coisa é nos conhecermos mais e melhor para saber o que realmente nos torna únicos e diferente.
Então, a partir dessas qualidades únicas, é hora de pensar em qual problema podemos resolver de forma única e diferente, e a partir daí podemos contribuir, comunicar e nos posicionar”.
Marca pessoal em 5 passos:
Você deve se conhecer a fundo para saber o que o torna único e diferente.
Você deve descobrir um nicho e um problema que possa ajudar a resolver.
Crie uma estratégia de conteúdo que seja de valor e que se conecte com a necessidade e o nicho que você está segmentando.
Antes de pedir, devemos dar. Canais abertos em que você pode ser o único a dar o primeiro passo e ajudar sem pedir coisas para si mesmo. Semear primeiro e depois colher.
Meça seus resultados, você deve estar sempre aberto ao feedback para calibrar sua estratégia de posicionamento e diferenciação, isso o ajudará a crescer, corrigir e melhorar.
Por fim, implementar esta estratégia profissionalmente e ajuda a destacar-se, pois “ajuda-nos a criar uma distinção no mercado de trabalho e o nosso desenvolvimento profissional. Pode haver milhares de pessoas com o mesmo título que nós, mas o Personal Branding nos permite ser únicos, comunicar nossos conhecimentos e habilidades particulares para nos destacarmos em um determinado nicho”, disse Sharon.