Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A vida é fruto de nossas decisões

Algumas pessoas consideram que a vida é “o que nos tocou”, algo como um destino totalmente marcado pelo nosso contexto e pelas circunstâncias. Não nego que o meio em que se vive e se desenvolve tem impacto sobre nós, só acredito que a evidência que podemos encontrar na vida de milhões de pessoas é muito maior, o que mostra que em última instância a vida é fruto de nossa decisões.

Muitas dessas decisões são inconscientes, reagimos a partir de nossas emoções e realizamos ações que são verdadeiramente irracionais, pelo menos do ponto de vista dos resultados que elas nos trazem.

Se não trabalharmos para nos conhecermos mais e melhor, para aumentar nossas capacidades que nos tornam mais autônomos e lúcidos para tomar melhores decisões, podemos estar construindo frutos que realmente não queremos.

Mas a vida é fruto apenas de nossas decisões? Acho que, para responder a essa pergunta, temos que entender que nossas decisões envolvem uma série de processos dentro de nós, como pensamentos (e nosso foco perceptivo), nossas emoções. (E o mais básico energia que nos mobiliza), e comportamento (as expressões concretas de nossas decisões). Será finalmente o que faremos com estes três elementos: pensamento, emoções e comportamentos, que marcarão os resultados que iremos obter nos mais diversos aspectos da nossa vida.

Talvez devêssemos fazer o exercício de amadurecimento e parar de culpar tanto o resto, inventar bodes expiatórios, ter uma visão minimalista do mundo e seus processos ou olhar diretamente no espelho e assumir que grande parte de nossos acertos e erros são o resultado do decisões que tomamos., o que certamente na altura nos pareceram ideias iluminadas, mas com a perspectiva que o tempo nos dá, permite-nos avaliá-las com maior justiça.

Esta situação, creio, dá-nos um enorme quadro de autonomia e capacidade, pois se as nossas decisões são as que marcam significativamente os frutos da nossa vida, então é hora de tomar decisões melhores, mais pensadas, mais bem informadas e nos abrirmos para aprendendo. o que sabíamos antes, para acertar a foto desta vez.

Se fizermos isso, talvez possamos sentar e pensar: Qual será a próxima grande decisão que vou tomar?

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2023. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0