Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância do meio ambiente no crescimento

O crescimento não é apenas uma jornada pessoal marcada por nossa capacidade de sonhar novos desafios e mobilizar nossas capacidades para eles, mas também uma questão de ambientes que tornam mais ou menos favoráveis a nossos desejos. 

Com isto não quero dizer que tudo é o ambiente, porque pessoalmente não penso assim, mas penso que seria um erro pensar que tudo é motivação e colocar uma mentalidade positiva sobre ele, porque mesmo que cada pessoa tenha esta capacidade muito presente em si mesma, há lugares que são mais férteis do que outros para que certas coisas aconteçam. 

Da mesma forma que na natureza nem tudo cresce em um só lugar, com o impacto do clima, horas de luz e sombra, quantidade de água, etc., o mesmo é verdade para nós como seres humanos. As relações que construímos, as conversas que envolvem nossos dias, as redes que cultivamos, os conhecimentos aos quais podemos ser expostos e com os quais podemos aprender, etc., tudo isso nos torna quem somos e torna certas coisas mais ou menos prováveis de acontecer. 

Isto nos leva à importância de escolher bem nossos ambientes, de todos os tipos: emocionais, relacionais, cognitivos, hábitos. Pois tudo isso moldará o que faremos e em quem nos tornaremos e, portanto, os resultados que seremos capazes de alcançar para nós mesmos e para aqueles ao nosso redor. 

Assim, a importância do meio ambiente no crescimento torna-se um fator de decisões transcendentes, embora aparentemente casuais ou circunstanciais, mas que na realidade estão naquilo que dizemos fazer, com quem dizemos sair, o que queremos ler, o que deixamos de aprender ou os hábitos que adotamos para instalar (conscientes ou inconscientes deles).

Assim como as pessoas, os ambientes também são dinâmicos, nada fica parado neste mundo ao que parece; assim, entender que o resto muda, que o contexto se transforma e que estas modificações também terão um impacto em nosso próprio caminho pessoal, é algo que, me parece, devemos estar atentos e ler para reconhecer quando o ambiente do qual fazemos parte completou um ciclo e é hora de olhar para cima e buscar novos contextos que convergem melhor com o que queremos fazer de nós mesmos nesta vida que está passando rapidamente e, tanto quanto sabemos, só temos um. 

Seu contexto atual é o ideal para os projetos que você tem para si mesmo? Seus relacionamentos, conversas e atividades são os que trarão para sua vida aqueles projetos pelos quais você anseia? É provável que a resposta não seja tão retumbante e que seja necessário rever mais detalhadamente para encontrar o que fica e o que é hora de sair, assim como quando você faz uma ordem e limpeza em sua adega ou guarda-roupa, mas desta vez aplicando-a àqueles elementos externos que permeiam e acabam influenciando de forma relevante seu próprio presente e futuro, não por mero capricho, mas pela importância que tem no meio ambiente no crescimento em você e naqueles que você mais ama. 

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0