Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância da infra-estrutura digital na melhoria do ensino superior

A educação é um aspecto chave para o desenvolvimento econômico e social de um país. A educação superior é ainda mais importante, pois treina futuros líderes e profissionais que desempenharão um papel vital no progresso da sociedade.

A tecnologia digital revolucionou a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos uns com os outros, e também teve um impacto significativo na educação. A infra-estrutura digital é um aspecto essencial do ensino superior nesta era e pode melhorar a qualidade do aprendizado, a acessibilidade e a eficiência.

A infra-estrutura digital inclui tecnologia da informação e comunicação, redes de computadores e infra-estrutura de software. Estas tecnologias podem ser usadas para criar um ambiente de aprendizagem on-line, o que permite aos estudantes acessar recursos e materiais de aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. A infra-estrutura digital também permite a interação em tempo real entre alunos e professores, o que significa que os alunos podem fazer perguntas e receber feedback imediato.

A personalização do aprendizado é outro aspecto importante da infra-estrutura digital. Os estudantes podem acessar recursos e materiais de aprendizagem on-line que são adaptados às suas necessidades individuais, o que significa que eles podem aprender em seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses. A personalização do aprendizado também pode melhorar a motivação e o desempenho dos estudantes, pois eles estão mais envolvidos em seu aprendizado quando lhes é oferecido material que é relevante e envolvente.

A infra-estrutura digital também está impulsionando a colaboração e o trabalho em equipe entre os estudantes. Plataformas on-line e aplicativos móveis permitem que os estudantes trabalhem juntos em projetos e colaborem em tempo real, permitindo-lhes aprender de uma forma mais eficaz e enriquecedora. A colaboração também pode melhorar a socialização e a construção de relacionamentos entre os estudantes, o que é importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta área, às vezes negligenciada pelas instituições, pode melhorar a eficiência no ensino superior. Ela não deve mais ser vista como um fator antagônico ao familiar, como a sala de aula tradicional, a infra-estrutura física e o ato convencional de ensinar, que continuará a existir. Entretanto, eles devem ser aprimorados pela nova infra-estrutura digital que não só serve ao ensino e à aprendizagem, mas também à atração, retenção e sucesso dos estudantes.

Eu pessoalmente vi isso em primeira mão nas universidades que ajudei a alavancar sua infra-estrutura tecnológica, incorporando inteligência artificial e psicologia preditiva, a partir do HPI. E há uma enorme lacuna que precisa ser abordada, não apenas para incorporar mais e melhores processos tecnológicos, mas essencialmente para transformar a cultura que os líderes têm dentro das instituições educacionais.

Precisamos de novas mentalidades que possam impulsionar a mudança, inovação e transformação que é tão necessária no setor educacional em todos os níveis. Esta mudança não virá de fora, não serão os governos ou ministérios que descerão do Olimpo com soluções mágicas e novos paradigmas. São aqueles de nós no sistema educacional – professores, pesquisadores, gerentes e estudantes – que devem mudar a maneira como fazemos as coisas.

Não apenas precisamos de mais e melhor infra-estrutura tecnológica, mas também de um novo software mental para fazer a mudança necessária e construir a educação que nos acompanhará de forma eficaz e relevante nas próximas décadas. Você se juntará a nós nesta mudança?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0