Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A emoção está com o violão

Cada vez mais pessoas têm ouvido, visto ou lido sobre a importância de trabalhar no que é conhecido como inteligência emocional. Esta capacidade de administrar nossas emoções e ser capaz de se mover, nas diferentes áreas da vida, com inteligência sobre nossas emoções. Embora haja cada vez mais conteúdos, livros e material na Internet que podemos consultar para aprender sobre as emoções e como trabalhar nesta importante dimensão em nossas vidas, há um fator que não devemos esquecer e que é que “a emoção está com um violão”.

Como diz este conhecido ditado, “outra coisa é com um violão” para mostrar que uma coisa é falar sobre algo e outra bem diferente é vivenciá-lo em primeira mão e ver-se na própria situação, a mesma coisa acontece com as emoções, e é por esta razão que é essencial que possamos reconhecer o caminho necessário para incorporar ou desenvolver estas competências em nossa vida diária.
A fim de obter clareza sobre este assunto, a primeira coisa que eu acho importante diferenciar é que um primeiro passo é adquirir conhecimento e isto pode ser alcançado revendo mais informações, vídeos, palestras, áudios, livros, etc., sobre inteligência emocional. Isto é ótimo e eu o recomendo claramente, pois precisamos saber sobre o assunto para desenvolvê-lo. Entretanto, também devemos entender que saber sobre algo não nos torna pessoas competentes no assunto, ou seja, podemos saber muito sobre carros, mas é outra coisa ter a capacidade de construir um ou de reparar um.


Assim, devemos ser capazes de diferenciar o conhecimento da capacidade de saber como fazer. No mundo das emoções, esta distinção é fundamental porque as experiências internas que nos acompanham permanentemente em nossa vida diária não exigem um processo de intelectualização, onde podemos dizer “sabemos disso”, mas exigem a capacidade de reconhecê-las em ação e usá-las no momento.


Certamente aconteceu com você em alguma ocasião que como resultado de uma emoção você disse ou fez algo que depois do momento em que você considera que não foi a mais assertiva ou que até mesmo gerou um problema que não existia antes daquela reação, e isto não é porque você não entende as coisas sobre as emoções (necessariamente), mas está mais relacionado a como você consegue trabalhar cada emoção no momento em que ela surge, ou seja, que a inteligência emocional é algo que é treinado na experiência direta, ou em outras palavras, “com o violão”: “com violão”.

Como qualquer músico que pratica para alcançar o domínio de um instrumento, da mesma forma que temos a oportunidade de trabalhar nossas emoções nos diferentes contextos da vida cotidiana, e assim treinar nossa capacidade de nos tornarmos cada vez melhores neste importante assunto. Lembremos que quase todas as decisões ou ações que tomamos em nossas vidas são mobilizadas por nossas emoções, portanto nossos resultados vêm dos estados internos que experimentamos. Saber reconhecer nossas emoções e gerenciá-las de forma assertiva fará a diferença nos resultados que seremos capazes de alcançar.


Já sabemos, se quisermos ser mais inteligentes emocionalmente, então vamos amar com esse aprendizado. Não descemos do nirvana todas as manhãs, nem somos pessoas Zen extras, que podem manter nosso centro a cada momento, ao contrário, somos pessoas desafiadas dia após dia a aprender mais sobre nós mesmos, a partir de diferentes experiências e a encontrar novas e melhores maneiras de administrar nossas emoções para que possamos tirar delas toda a sabedoria e energia que cada emoção contém dentro de si, e que se conseguirmos administrá-la eficazmente, teremos acesso a uma grande fonte que nos ajudará a continuar a ser melhores a cada dia.


Espero que este dia de “ensaio emocional” seja um novo momento cheio de oportunidades para continuar crescendo e melhorando nesta dimensão fundamental para construir uma vida mais feliz e mais plena.

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0