As pessoas estão há muito convencidas de que nossa capacidade racional nos torna superiores a outras espécies, e embora seja verdade que temos um desenvolvimento cerebral que nos ajuda a criar, inovar e construir novas realidades, também é verdade que somos mamíferos emocionais, e que estas emoções provocam nossas reações, decisões, o que fazemos e dizemos. Isto é muito importante porque são nossas decisões que marcam os resultados que obtemos na vida.
Algo que as pessoas geralmente não sabem é que temos apenas 6 segundos para escolher nossas reações desde o momento em que o impulso emocional é gerado até aquela reação bioquímica de nosso cérebro assumir completamente nosso corpo. Portanto, há uma janela de tempo na qual podemos escolher o que fazer com o que sentimos, como expressar e como as ações e pensamentos que geramos podem nos ajudar a ser mais assertivos, estratégicos, genuínos e eficazes em nossa qualidade de vida e na obtenção dos resultados que desejamos.
Como podemos ser mais eficazes em apenas seis segundos? A resposta tem a ver com cultivar nossas competências emocionais, ou seja, saber ouvir melhor as informações que nossas emoções nos dão, e ter um repertório cada vez maior de pensamentos e comportamentos com os quais podemos escolher. Se percebermos que antes de um estado emocional só temos uma reação possível, então tomaremos esse caminho, no entanto, se construirmos muitas maneiras de canalizar essa informação e energia.
Um segundo passo tem a ver com a vida em movimento com um propósito mais transcendente. Assim, na medida em que somos capazes de agir em alinhamento com os objetivos de longo prazo que temos, isso também nos ajuda a canalizar nossas emoções e ações em uma direção que faz sentido para nós e nos ajuda a chegar onde queremos ir.
É essencial que nos treinemos nestas habilidades emocionais porque nelas reside muito da nossa capacidade de sermos mais felizes, mais eficazes e desfrutarmos das conquistas que queremos para nossas vidas. O que você escolherá nos próximos 6 segundos?