Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 Dicas para cuidar de nossa Saúde Mental enquanto o Coronavírus está passando.

Sempre que estamos expostos a uma situação de crise, nosso sistema é ativado, ficamos estressados, ficamos mais atentos ao nosso ambiente e isto gera oscilações de humor, pensamentos repetitivos e aumento do estresse, ansiedade e angústia. Tudo isso é normal quando enfrentamos situações como a atual com o coronavírus, uma pandemia global como categorizada pela Organização Mundial da Saúde OMS.

Como podemos cuidar de nossa saúde mental neste contexto… esta questão é fundamental. É claro que temos que tomar as precauções necessárias em termos de nossa higiene e isolamento social, no entanto, esta situação também tem um efeito importante sobre nosso sentimento de bem-estar, níveis de ansiedade e o surto de uma série de condições de saúde mental, que se não cuidarmos de nós mesmos, podem desencadear outros tipos de doenças que são melhor prevenidas.

Por esta razão, quero compartilhar com vocês cinco dicas para cuidar de nossa saúde mental enquanto o coronavírus passa, que deixo abaixo:


1. Evite a superexposição a informações que possam nos perturbar ou gerar níveis mais altos de ansiedade e angústia, tais como programas de notícias ou conteúdo da Internet. Tem sido estudado que as pessoas que consomem mais conteúdo deste tipo têm níveis mais altos de ansiedade, medo e são mais propensas a sofrer ataques de pânico, ansiedade aguda ou depressão.


2. implementar uma rotina com atividades variadas durante o dia, o que nos permite colocar nossa mente em coisas diferentes. Tempo para estar com a família em casa, assistir a um filme, jogar jogos em família, ter tempo para ler ou escrever, praticar esportes, são algumas atividades que nos ajudarão a não estar o tempo todo pensando em uma coisa e aumentando nosso nível de estresse. É ideal que a cada 90 minutos tenhamos nossa mente em outra coisa para evitar o tédio e o estresse.


3. O sono também tem um papel importante na saúde mental. Portanto, dormir em uma hora sensata e começar o dia cedo pela manhã, tendo o cuidado de dormir entre sete e oito horas, ajudará nosso sistema a funcionar da maneira mais equilibrada possível, evitando a insônia ou o descanso de má qualidade.


4. Passar mais tempo em casa neste contexto, aumenta a ansiedade, de modo que tendemos a comer mais e comer coisas ricas em açúcares, isto não só terá um efeito no aumento do nosso peso corporal, mas também não permite que o corpo funcione de forma ideal, aumentando a probabilidade de ser mais irascível e gerar situações de tensão com outras pessoas. Uma maneira de cuidar de nosso bem-estar mental e das pessoas ao nosso redor é manter nosso corpo bem hidratado e devidamente nutrido.


5. Ter uma instância na qual possamos falar de maneira respeitosa e acolher os sentimentos de cada uma das pessoas da família será de grande ajuda para o nosso nível de bem-estar. Falar em um espaço acolhedor sem sentir-se julgado nos ajuda a aliviar nossas emoções e a cuidar de nossa saúde mental, especialmente no contexto de uma crise de saúde como a que estamos vivenciando no momento.


O autocuidado é fundamental, e isto vai além de lavar nossas mãos para evitar ficarmos doentes ou infectar outras pessoas com o coronavírus, e é por isso que também o convido a tomar medidas para cuidar de sua mente e emoções, para que possamos superar esta situação da melhor maneira possível, e nos permitir refletir, aprender sobre nós mesmos e sair mais fortes.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0