Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

3 pilares de excelência pessoal

Ser pessoas melhores é uma das coisas que dependem de cada um de nós e que podemos nos encarregar e implementar em nossa vida diária. Tornar-se mais eficaz, responsável, hábil e com integridade, só para mencionar algumas coisas, está em nossas mãos e é o caminho para construir a excelência pessoal a fim de construir a vida que realmente queremos e merecemos ter.


Muitas vezes nos acostumamos a explicar nossa vida e os resultados que obtemos ao encontrar causalidade na forma como o exterior nos faz, ou não faz, alcançar aqueles resultados que podemos desfrutar diariamente, independentemente de considerarmos esses resultados como favoráveis ou desfavoráveis.

É por isso que me parece essencial poder trabalhar no que poderíamos chamar de “excelência pessoal”, ou seja, ser pessoas melhores e melhores, mais capazes e autônomas, mais integrais e contributivas, alcançando assim os resultados que buscamos, vivendo de uma forma mais satisfatória, com propósito e significado interior.


Para conseguir isso, gostaria de propor 3 pilares de excelência pessoal que acredito que o ajudarão a avançar, dia após dia, em um caminho de desenvolvimento pessoal.


A primeira é trabalhar a autogestão, ou seja, a capacidade de realizar uma série de ações, tanto internas (pensamento-emoção) quanto externas (comportamentos). A autogestão nos ajudará a concentrar nossa mente, usar nossas emoções no canal do que nos permitirá alcançar o que queremos, saber priorizar nossas tarefas e assim poder administrar nossos recursos pessoais, ou seja, talentos, conhecimentos, oportunidades e, acima de tudo, nosso tempo, que é o recurso crítico para construir o que você realmente quer em sua vida, já que tudo exigirá tempo e este é um recurso não renovável.


Um segundo elemento a ser trabalhado dentro de nós mesmos está relacionado à auto-eficácia, ou seja, a capacidade de alcançar resultados consistentemente ao longo do tempo, regulando nossas estratégias e capacidades com foco no avanço e progressão pessoal. A mudança, sabemos, é algo que acontece e continuará a acontecer, tanto dentro de nós mesmos como no ambiente em que nos encontramos. É por esta razão que não devemos nos preocupar tanto com a mudança, mas sim com a obtenção de resultados e nosso próprio avanço, que é algo que depende de nós. As coisas mudarão quer você queira ou não, mas você só avançará em direção a seus objetivos se for capaz de gerar uma estratégia consistente de pensamento e ação que o ajude a alcançar a auto-eficácia.


Finalmente, proponho trabalhar a auto-responsabilidade, ou seja, a capacidade de aplicar um processo de meta-análise (um processo de meta-pensamento), que nos permite estar conscientes e responsáveis pelos impactos de nossas ações, decisões e resultados que obtemos, tanto com nós mesmos como com nosso ambiente. Isto é fundamental, porque estar consciente desta dimensão não só nos ajuda a assumir o que somos responsáveis e o que depende de nós, mas também nos fornece um feedback valioso para continuar no caminho da melhoria contínua. Está cheio de casos de pessoas que pensam que estão fazendo tudo certo, enquanto suas externalidades (impacto de suas ações) são realmente questionáveis, se a pessoa desenvolver a competência de auto-responsabilidade não só será capaz de realizá-la e tomá-la para otimizar sua estrutura de pensamento, emoção e ação, mas também para se encarregar dos impactos que causam para tratá-los e resolvê-los de forma integral e consistente.


Desta forma, gostaria de convidá-los a parar de olhar para fora para encontrar a causa de nossos resultados, quer chamemos isso de sorte, quer culpemos todos os outros pelo subdesenvolvimento que temos no momento, em alguma área de nossa vida. Quero convidá-lo a assumir o controle da única coisa que depende de você, e que é a decisão diária de como você usa o que tem, como você consegue o que é realmente importante e motivador para você, e como você assume a responsabilidade pelo impacto que você gera neste mundo, aproveitando o tempo que temos, que não é apenas um minuto, mas nem mesmo sabemos quanto deste recurso vital temos realmente para realizar nossos sonhos.


Você se atreve a trabalhar por sua excelência pessoal?

Conversemos

Valencia, España

isharon@innzpira.com

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0