Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

3 chaves para agarrar oportunidades

As oportunidades estão em cada esquina, em cada conversa, informação e contexto, no entanto, há algumas pessoas que conseguem percebê-las de forma oportuna e fazer algo com elas. Como podemos aprender a gerenciar as oportunidades que surgem em nossas vidas de uma forma mais eficaz?


Em minha experiência pessoal como empresário e também como coach que acompanha centenas de pessoas das mais diversas áreas e realidades, uma das coisas que percebi é que as oportunidades não são algo reservado para certas pessoas em particular, ou pessoas que têm qualidades particularmente extraordinárias, mas sim para pessoas que conseguem aplicar de forma consistente três chaves fundamentais que lhes permitem utilizar cada situação em seu benefício e construir até mesmo a partir do que parece ser a destruição.
 
É a partir desta experiência que eu quero compartilhar as 3 chaves para aproveitar as oportunidades, não importa com que tipo de oportunidade nos deparamos.
 
Primeiro, nosso nível de conscientização será vital para agarrar oportunidades. Muitos deles se apresentam das formas mais inesperadas e cotidianas, enquanto nós estamos caminhando, tomando banho, em conversas cotidianas, em um livro, ou em qualquer outro lugar. Por esta razão, se não estivermos atentos ao que vivemos em nossa vida diária, as oportunidades passarão por nós e não as perceberemos. Portanto, a primeira dica é estar mais atento, consciente do que nos acontece, do que vemos, ouvimos e sentimos, e como isso pode ser útil para o que fazemos ou queremos fazer.
 
Uma segunda dica para tirar proveito das oportunidades tem a ver com a clareza de nossos objetivos. Sabendo o que queremos alcançar, então podemos mais facilmente elucidar aquelas coisas que podem nos ajudar a conseguir o que queremos, ou fazê-lo melhor, aumentando nossas capacidades e sendo mais eficazes.
 
Outra chave que pode nos ajudar neste objetivo de aproveitar as oportunidades que surgem em nossa vida, está relacionada com nossas emoções. Muitas vezes não ouvimos o que nos acontece e só avaliamos as oportunidades de forma racional, porém, nossas emoções têm muito a dizer nestes casos, tanto para tomar melhores decisões como para tomar ações que nos ajudem a nos sentir melhor e evitar as típicas “vitórias pírricas”, ou seja, aquelas em que conseguimos o que queremos, mas a um custo tão alto que finalmente nos arrependemos.
 
As oportunidades estão à disposição de todos, mas devemos aprender a nos calibrar internamente, caso contrário corremos dois riscos importantes; por um lado, não ter consciência das oportunidades que estão em nosso caminho e, assim, perder a possibilidade de continuar crescendo e conquistando nossos objetivos. Ou, por outro lado, aproveitando oportunidades que não estão realmente alinhadas com nossos objetivos pessoais e propósito de vida, e aproveitando a oportunidade, estamos de fato nos afastando de nosso caminho.
 
Portanto, aproveite as oportunidades, mas certifique-se de ter a clareza interior que lhe permite escolher aqueles que constroem sua vida, e não aqueles que o farão perder o foco do que realmente deseja para si mesmo.

Conversemos

5900 Balcones Drive, STE 4000 Austin, TX 78731, USA.

Newsletter

Isaías Sharon Jirikils © 2024. All Rights Reserved.

Cart0
Cart0
Cart0